Introdução
Este caderno reflexivo pretende relatar as minhas impressões quanto à proposta da professora Cristina Boéssio, bem como os aspectos positivos e negativos identificados por mim durante a elaboração e realização das aulas. O projeto consistiu em aplicar 4 aulas de espanhol, juntamente com uma outra colega, para alunos do ensino fundamental. O projeto foi realizado em uma escola estadual, na 2ª séria. Ciente da importância dessa iniciativa, a direção da escola nos recebeu muito bem.
Conteúdo
Quanto aos conteúdos que seriam trabalhados, os alunos participaram da escolha de todos eles, o interessante foi não chegar dizendo aos alunos que eles teriam aula disso ou daquilo, e sim perguntar a eles se gostariam de aprender como se diz o nome dos animais ou os números no idioma espanhol, por exemplo. Assim, posso dizer que os planos partiram também da vontade dos alunos.
A utilização de canções e brincadeiras
As brincadeiras não devem ser consideradas somente como forma de divertimento, mas também como um auxílio na aprendizagem do aluno. Seja exercitando a memória, o raciocínio, etc.
As músicas têm todo um contexto que facilita a assimilação de palavras novas, buscando a compreensão auditiva e a expressão oral. Ao cantar as canções propostas, os alunos se mostraram muito mais desinibidos do que se pedíssemos para que respondessem algo.
As canções escolhidas para as aulas sempre se referiam ao tema a ser tratado. Aula 1: Los saludos, para indicar as saudações; aula 2: Los perritos, para falar de números; Aula 3: Gallina Turuleca, sobre números e animais e, na aula 4, Los globos, para fixar as cores. A facilidade com que os alunos conseguiam cantar as músicas me surpreendeu bastante, era como se já tivessem tido contato com o espanhol antes. A música q levamos na primeira aula foi lembrada pelos alunos na última sem qualquer ajuda e ali eu notei, se tem um momento para se começar a ensinar o espanhol, o momento me pareceu ser aquele.
Acredito que as músicas em aula e, principalmente, em aula de língua estrangeira, sejam grandes aliadas dos professores. Notei que os alunos responderam positivamente a esse método, método este que até então eu só havia visto na teoria.
Buscamos levar sempre atividades lúdicas pra dentro da sala de aula, então procuramos jogos ou canções que acreditávamos que seriam atrativas aos alunos e assim conseguiríamos um melhor aproveitamento deles.
A produção do material dos jogos
A produção dos jogos utilizados nas aulas exigiu de mim, antes de tudo, criatividade. Além da criatividade, precisei dispor de tempo. As cartelas do bingo e os cartazes dos materiais escolares, o boliche de números e os colares de cores foram feitos por mim. Não que sejam tarefas difíceis, mas elas requerem algum tempo para sua realização.
No meu caso específico, outro ponto positivo foi o de executar as aulas em duplas. Primeiro, por causa da elaboração dos planos, sobre os quais eu não tinha experiência e, depois, porque entre duas pessoas pode se ter toda uma discussão a respeito de que atividades trabalhar, a fim de chegar a conclusão do que seja melhor e mais proveitoso para o aluno.
A importância e as vantagens do projeto
As escolas precisam dessas iniciativas, se vê que é muito proveitoso, o ideal seria que não fossem apenas quatro aulas, mas que fosse uma disciplina do currículo.
Sabendo que, por ora, isso não seja possível, o ideal, então, seria que esse projeto fosse contínuo, em uma espécie de módulo ou disciplina extracurricular, de forma a preparar cada vez mais os alunos para o espanhol da 5ª série.
Conclusão
Espero que este projeto realmente sirva para mostrar que se precisa disso, que é valido, é útil, especialmente porque enfatiza a oralidade. O diferencial dessas aulas é que fogem do ensino tradicional espanhol, uma vez que ele é embasado na oralidade somente, até por causa da recente alfabetização dos alunos. E digo que tais aulas fugiram da tradição porque foram aulas visuais, auditivas, participativas, dialogas, enfim, aulas ativas.
Com essa iniciativa como esta só se tem a ganhar, os alunos, especialmente os do ensino fundamental, precisam de um clima de ludicidade e este deve ser visto como um instrumento que auxilia no ensino. Além disso, eles precisam também de um norte, uma preparação para o espanhol “das regras” do currículo da 5ª série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário